Blog dos alunos da turma III da Especialização em Semiótica Aplicada à Literatura e Áreas Afins da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Resumo - O Papel Criador da Câmera - Por Thalyta Nascimento Nunes


O papel criador da câmera

No cinema, cada vez mais a câmera tem influído na criação, além de ter se tornado um recurso a mais para a interpretação. A descoberta desse potencial representado pelo deslocamento, novos planos e movimentos da câmera foi marcante na história do cinema.

Desde a invenção do travelling, os movimentos e a concepção do trabalho realizado pela filmadora cinematográfica foram alterados, permitindo que esta fosse considerada por muitos uma personagem a mais, com novos e audaciosos pontos de vista, entre eles o de personagens da trama, objetos, animais.

Essa mudança de ponto de vista causa efeitos de aproximação do espectador com o drama e o que se passa nele e com o sentimento dos personagens. São efeitos obtidos, por exemplo, através da câmera subjetiva, em que o espectador tem o olhar do personagem. Outro efeito interessante é chamado “olhar face à câmera”, quando os atores olham diretamente para a câmera, como se encarassem o público.

Os elementos de expressividade da imagem podem ser atigindos principalmente pelos enquadramentos, planos, ângulos de filmagem e movimentos de câmera. O enquadramento constitui a escolha do que vai entrar no campo de visão, pode-se inclusive, destacar certos elementos de uma imagem, fazendo sobressair detalhes ou personagens dentro de um plano geral ou através de primeiro plano, utiliza-se também enquadramento inclinado exprimindo sensações inconstantes, explorando a profundidade.

Referentemente aos planos, existe uma grande variedade de recursos que podem ser utilizados e vale ressaltar seu uso nas artes plásticas e decorativas e até mesmo na fotografia.

A princípio deve ser observada a relação entre o tamanho do plano e seu conteúdo material, bem como seu conteúdo dramático. Por exemplo, o plano geral evidencia a pequenez do homem perante a natureza e o mundo. Exprime a impotência e a inserção do homem no ambiente. 

Já o primeiro plano, principalmente ao deixar claras as expressões do rosto humano, potencializa as nuances psicológicas de uma filme, funcionando como introdução ao ambiente emocional de um personagem, ao demonstrar a expressão de seus sentimentos.

Os ângulos de filmagem também podem contribuir para a formação de um ambiente psicológico. A contra-plongée, técnica em que a imagem focaliza a imagem de baixo para cima, exprime superioridade, magnitude. Por outro lado, a plongée exprime inferioridade, submissão de um indivíduo a outro, objeto de uma fatalidade.

Há também o enquadramento inclinado, que entre outras coisas pode indicar a visão de alguém que não está em posição vertical. Em relação aos sentimentos, pode se relacionar à confusão mental, desequilíbrio.

No enquadramento desordenado a câmera é sacudida em todas as direções. Pode ser utilizado para acompanhar algum movimento que trará repercussão para a cena, como acompanhamento de um tiroteio, um desabamento, uma avalanche. E com o passar do tempo a câmera que permanecia estática, passou a se mover, apresentando entre outras expressões o acompanhamento de um personagem ou objeto em movimento, dá vida a seres inanimados através da ilusão de movimento; serve para apresentar um espaço, efeito produzido por travelling ou até panorâmica; definição de relações espaciais entre dois elementos da ação; realce de um objeto ou personagem importante; expressão subjetiva do ponto de vista de um personagem em  movimento(visão da imagem vista pelo personagem em movimento);expressão da tensão emocional de um personagem.

Os movimentos podem ser enquadrados em diferentes funções: descritiva(apenas mostrar), dramática( expressão), rítmica(dinamizam o espaço através do constante movimento).

Há vários tipos de movimento de câmera: travelling, em que não há variação de ângulo entre o eixo e a trajetória do deslocamento. Inclui travelling vertical, que acompanha ou exprime ponto de vista do personagem; travelling para trás (efeito plongée); travelling lateral (descritivo).

Vale ressaltar que o travelling para trás pode significar conclusão, acompanhamento de personagem, impressão de solidão e outros sentimentos negativos. Enquanto isso, o travelling para frente indica introdução, descrição de um lugar, realce sobre um elemento, tensão mental.

Outro movimento interessante é a panorâmica, rotação da câmera sobre seu eixo. São classificados de três maneiras: descritiva(mostra um espaço), expressiva( sugere uma idéia), dramática( movimento que sugere as relações entre elementos da cena, como ameaça, submissão), trajetória, um tipo de mistura com travelling.

Nenhum comentário:

Postar um comentário