Blog dos alunos da turma III da Especialização em Semiótica Aplicada à Literatura e Áreas Afins da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Memória de Aula 07 por Annalies Borges


MEMÓRIAS DA SÉTIMA AULA DE TEORIAS LITERÁRIAS

Analisar os estudos culturais na literatura é perceber que os textos são influenciados por aspectos sócio-culturais não só do ambiente em que o autor se insere como também de outras partes do mundo. Daí, a necessidade de um tipo de estudo literário que aborde exatamente esse ponto de vista da obra, ou seja, uma análise dessas influências na realização da obra, na construção do enredo, das personagens, como também estudar de que forma a obra contribui na formação da identidade social de determinada sociedade.

Sendo assim, principalmente nos dias de hoje, em que esse tipo de construção de texto tem aumentado com o processo da globalização, já que a partir dela os autores são influenciados diariamente pela interseção de diversas culturas, os estudos culturais tornam-se importantes para desvendar alguns aspectos da literatura contemporânea no que diz respeito à convergência de variados aspectos culturais de diversas regiões ou países na obra específica de um autor da atualidade.

Creio, contudo, que o que há de mais importante na necessidade desses estudos é compreender que isso aumenta a delimitação do objeto das teorias literárias, pois se devem considerar também produtos culturais diversos que reivindicam poderes de significação estética. Portanto, não é incomum considerar-se hoje uma obra de romance policial como literatura de arte bem como ter-se produtos artesanais feitos por determinado setor da sociedade (regionais ou afro-brasileiros ou de origem indígena) como obra de arte, já que a cultura não advém de um setor privilegiado da sociedade intelectualizada, mas sim de variados pontos que se expressam culturalmente e devem ser considerados.

Dessa forma, os estudos culturais apontam para a redução de um processo até certo ponto discriminatório em que só se considerava arte (e mais especificamente literatura) a obra reconhecida pelos meios acadêmicos e, contudo, estes reconheciam apenas as obras dos intelectualizados ou dos que representavam uma facção social privilegiada. Considerar a influência da cultura popular, da expressividade artística dos menos privilegiados socialmente é um avanço significativo dos estudos culturais no sentido de harmonizar as diferentes formas de manifestação artística na sociedade.

Nesse ponto, é interessante o projeto de algumas escolas em partir de um estudo das manifestações de arte presentes dentro da comunidade em paralelo com outras manifestações, abordando as diversas influências que permeiam ambas. Outro exemplo interessante que posso atribuir a essa tendência é o Teatro que se volta para o desenvolvimento de peças que resgatam, por exemplo, valores da cultura popular, que por vezes era desprezada em seu valor artístico e que hoje é resgatada com louvores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário